terça-feira, 29 de setembro de 2009

CRIANÇA.

O CORAÇÃO DA CRIANÇA
É CAMPO FAVORÁVEL
PARA SEMEADURA DO
BEM.

domingo, 27 de setembro de 2009

EM BREVE!!!!



EM BREVE POSTAREI PROJETOS:

*CAÇA AO TESOURO ( SEMANA DA CRIANÇA)

*MEXENDO COM A IMAGINAÇÃO ( DIA DAS BRUXAS)

Seliiiiinhoooo!!!

RECEBI ESTE SELINHO DA AMIGA LILA MONTEIRO DO BLOG:
Regrinhas :1-Oferecer o selinho as amigas que lutam por uma educação melhor e de qualidade!!!
2-indicar o selinho blog para 10 pessoas.
3- avisar e agradecer.
OBRIGADO A TODAS AS AMIGAS QUE FAZEM COM QUE NOSSA EDUCAÇÃO SE TORNE MELHOR A CADA DIA COM ATIVIDADES INTERESSANTES E CRIATIVAS.
OFEREÇO ESTE SELINHO AS AMIGAS BLOGUEIRAS:
BJS A TODAS.

SELINHO!!!

ESTE SELINHO MARAVILHOSO GANHEI DA AMIGA ANINHA DO BLOG:http://anninhadoleonardo.blogspot.com
Anninha tu disse que eu podia escolher o selo e como gosto de colorido e jujuba escolhi este.
BJS E UMA ÓTIMA SEMANA

OBA + SELINHOS!!!!


RECEBI ESTE SELINHO DA AMIGA MÁRCIA DENISE DE SANTANA DO LIVRAMENTO E DONA DO LINDO BLOG:
http//profmarciadutra.blogspot.com/
visitem o blog dela, é muito lindo!
OFEREÇO AS AMIGAS BLOGUEIRAS:
BJS AMIGA, ADOREI O SELINHO!

Selinho muito especial também!!!!

Recebi este selinho especial da minha amiga ANA, Obrigado!
Para postá-lo é preciso seguir algumas regrinhas:

1) A quem dedico?

- Todas os blogs que sigo, os que me seguem e também quem me visita (deixar recado no mural)
2) Diga 3 coisas que vc acha que seja um LUXO COM SIMPLICIDADE!

minha vida
minha família
meus amigos
3) Cite um pensamento ou uma frase que te acompanha:

- "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".
(Guimarães Rosa)

4) Escolha um blog para ser (padrinho ou madrinha) do seu blog ( se vc já tem poste o link dele!):
- Blog da minha amiga:
5) Não esqueça de postar quem te ofereceu o selinho.
OBS: O selinho pode e deve ser repassado!

SELINHO MUIIITOOOOO ESPECIAL!!!!!

ESTE LINDO SELINHO GANHEI DA AMIGA ZEZINHA DO BLOG COMPARTILHANDO IDÉIAS, UMA PESSOA QUE APESAR DE CONHECER A POUCO TEMPO E VIA INTERNET, PUDE SENTIR QUE É MUITO ILUMINADA.
OBRIGADO AMIGA PELO SELINHO
BJS
AMEI ESTE SELINHO!!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

OBA, SELINHOS!!!!!


Ganhei este selinho da minha amiga pernambucana Zezinha,
dona do blog:http://wwwzezinha.blogspot.com
Regrinhas :1-Oferecer o selinho as amigas que lutam por uma educação melhor e de qualidade!!!
2-indicar o selinho blog para mais pessoas.3- avisar e agradecer.Indico o selinho para outros blogs 10.
Maristela-(MT) http//pragentemiuda.blogspot.com/
Denise-(SP) http//cantinhodaprodenise.blogspot.com/
Sulivan Simone-(DF) http//anjinhosdepijama.blogspot.com/
Cris Rocha-http//edu-infantilcriativa.blogspot.com/
Rita-( Portugal)-http//casinhadarita.blogspot.com/
Giane-(MG)-http//wwwbaladegoma.blogspot.com/
Liza-http//espacoeducar-liza.blogspot.com/
Aline Pires (RS)-http//cantinhodassugestoes.blogspot.com/
Gislaine (SP) http//semprehaveraumarcoiris.blogspot.com/
Vanessa( SC) htpp//pirlim-pimpim.blogspot.com/
AVISO IMPORTANTE!!!!
Gurias estamos pensando eu e minha amiga Ana do blog http://anajvn.blogspot.com aqui do Sul em organizar, a longo prazo, um encontro das amigas blogueiras. Nesse encontro faríamos muitas trocas de experiências enriquecedoras para nossa aprendizagem que é eterna.....( uma vez por ano em estados diferentes)
Iremos amadurecer essa idéia e quem quiser compartilhar com sugestões agradecemos muito)
Um beijo a todas e boa semana

sábado, 19 de setembro de 2009

INDUMENTÁRIA GAÚCHA ( VESTIMENTA)






A pilcha é a indumentária do "gaúcho" riograndense. O traje típico desse gaúcho inclui o seu pala (ou poncho) que é um sobretudo que pode servir de cobertor para dormir(com um corte central para enfiar a cabeça, o chamado "poncho"), um facão ou adaga (ou facón, em castelhano), um relho (ou rebenque) e as calças largas chamadas bombachas (um termo que, para os povos da América espanhola, pode ser traduzido como "calcinhas") para facilitar a montaria, presas às suas cinturas por um tipo de cinto com diversos bolsos de couro, denominado guaiaca (ou tirador, em castelhano). O Chiripá (ou Xiripá) também é considerado um traje típico. São complementos as botas, o chapéu de barbicacho e o lenço no pescoço. Pode carregar boleadeiras (bolas ou boleadoras, em castelhano), uma soga (corda) de couro torcido ou trançado com duas pedras redondas amarradas em cada uma de suas extremidades e outra soga (corda) de couro atada no meio dela com uma pedra menor na extremidade (chamada de "piedra chica"), formando uma ferramenta para caça ou captura de animais com três pedras, muito utilizada nos pampas da América do Sul, e comparada ao lariat ou riata do cowboy , norte-americano.




Prenda, no Rio Grande do Sul, é a mulher gaúcha, segundo o movimento tradicionalista gaúcho, e seu par é o peão.
A
indumentária típica da prenda consiste em um vestido (ou saia e blusa), com ou sem casaquinho, cuja barra alcança o peito do . O modelo da saia varia de acordo com a idade e estrutura física da prenda. As mangas da blusa podem ser longas, três-quartos ou até o cotovelo, e podem ser lisas ou levemente franzidas, mas não bufantes. Geralmente a prenda não usa decote, mas, um leve decote, com ou sem gola, sem expor os ombros e o seio, é admitido. Os sapatos são geralmente pretos, brancos ou bege, com uma tira sobre o peito do pé abotoada do lado de fora, podendo ter salto cinco ou meio-salto.
Os
cabelos devem estar semipresos, presos ou em tranças, enfeitados com flores discretas, que podem ser naturais ou artificiais. As mulheres mais jovens podem usar travessas simples ou com flores discretas e passadores nos cabelos. Em respeito à idade ou gosto pessoal, o uso de adereço no cabelo é opcional.
A
maquiagem deve ser discreta e de acordo com a idade e a ocasião social.
A prenda jamais usa
brincos de plástico coloridos, relógio, pulseiras, luvas ou colares.



BEBIDA TÍPICA CHIMARRÃO








TUDO QUE UM BOM GAÚCHO GOSTA:
BAILE DE COLA ATADA, CHURRASCO, CARRETEIRO DE CHARQUE, E CHIMARRÃO


SEMANA FARROUPILHA





REVOLUÇÃO FARROUPILHA




Causas:
O Rio Grande do Sul foi palco das disputas entre portugueses e espanhóis desde o século XVII. Na idéia dos líderes locais, o fim dos conflitos deveria inspirar o governo central a incentivar o crescimento econômico do sul, como pagamento às gerações de famílias que se voltaram para a defesa do país desde há muito tempo. Mas não foi isso que ocorreu.
A partir de 1821 o governo central passou a impor a cobrança de taxas pesadas sobre os produtos rio-grandenses, como charque, erva-mate, couros, sebo, graxa, etc.
No início da década de 30, o governo aliou a cobrança de uma taxa extorsiva sobre o charque gaúcho a incentivos para a importação do importado do Prata.
Ao mesmo tempo aumentou a taxa de importação do sal, insumo básico para a fabricação do produto. Além do mais, se as tropas que lutavam nas guerras eram gaúchas, seus comandantes vinham do centro do país. Tudo isso causou grande revolta na elite rio-grandense.

A revolta:
Em 20 de setembro de 1835, os rebeldes tomam Porto Alegre, obrigando o presidente da província, Fernandes Braga, a fugir para Rio Grande. Bento Gonçalves, que planejou o ataque, empossou no cargo o vice, Marciano Ribeiro. O governo imperial nomeou José de Araújo Ribeiro para o lugar de Fernandes Braga, mas este nome não agradou os farroupilhas (o principal objetivo da revolta era a nomeação de um presidente que defendesse os interesses rio-grandenses), e estes decidiram prorrogar o mandato de Marciano Ribeiro até 9 de dezembro. Araújo Ribeiro, então, decidiu partir para Rio Grande e tomou posse no Conselho Municipal da cidade portuária. Bento Manoel, um dos líderes do 20 de setembro, decidiu apoiá-lo e rompeu com os farroupilhas.
Bento Gonçalves então decidiu conciliar. Convidou Araújo Ribeiro a tomar posse em Porto Alegre, mas este recusou. Com a ajuda de Bento Manoel, Araújo conseguiu a adesão de outros líderes militares, como Osório. Em 3 de março de 36, o governo ordena a transferência das repartições para Rio Grande: é o sinal da ruptura. Em represália, os farroupilhas prendem em Pelotas o conceituado major Manuel Marques de Souza, levando-o para Porto Alegre e confinando-o no navio-prisão Presiganga, ancorado no Guaíba.
Os imperiais passaram a planejar a retomada de Porto Alegre, o que ocorreu em 15 de julho. O tenente Henrique Mosye, preso no 8o. BC, em Porto Alegre, subornou a guarda e libertou 30 soldados. Este grupo tomou importantes pontos da cidade e libertou Marques de Souza e outros oficiais presos no Presiganga. Marciano Ribeiro foi preso e em seu lugar foi posto o marechal João de Deus Menna Barreto. Bento Gonçalves tentou reconquistar a cidade duas semanas depois, mas foi batido. Entre 1836 e 1840 Porto Alegre sofreu 1.283 dias de sítio, mas nunca mais os farrapos conseguiriam tomá-la.
Em 9 de setembro de 1836 os farrapos, comandados pelo General Netto, impuseram uma violenta derrota ao coronel João da Silva Tavares no Arroio Seival, próximo a Bagé. Empolgados pela grande vitória, os chefes farrapos no local decidiram, em virtude do impasse político em que o conflito havia chegado, pela proclamação da República Rio-Grandense. O movimento deixava de ter um caráter corretivo e passava ao nível separatista.
A República:
Bento Gonçalves, então em cerco a Porto Alegre, recebe a notícia da proclamação da República e da indicação de seu nome como candidato único a presidente. Decide então contornar a capital da província para se juntar aos vitoriosos comandados de Netto. Quando vai atravessar o rio Jacuí na altura da ilha de Fanfa, tem seus mais de mil homens emboscados por
Bento Manuel e pela esquadra do inglês John Grenfell. Bento Gonçalves, Onofre Pires, Pedro Boticário, Corte Real e Lívio Zambeccari, os principais chefes no local, são presos, e a tropa é desbaratada. O governo imperial, após esta vitória, oferece anistia aos rebeldes para acabar de vez com o conflito. Netto, contudo, concentrou tropas ao recorde Piratini, a capital da República, e decidiu continuar a luta.
Sede do governo em Piratini
Bento Gonçalves foi escolhido presidente da República, mas enquanto não retornasse, Gomes Jardim assumiu o governo, organizando a estrutura dos ministérios. Foram criados seis: Fazenda, Justiça, Exterior, Interior, Marinha e Guerra. Cada ministro cuidava de dois ministérios por medida de economia.
Em fins de 1836, sem seu líder e com o governo central fazendo propostas de anistia, a revolução estava perdendo a força, mas no início de 1837 o Regente Feijó nomeou o brigadeiro Antero de Brito para presidente da província. Este, acumulando o cargo de Comandante Militar, passou a perseguir os simpatizantes do movimento em Porto Alegre e tratar os farrapos com dureza. Mas estes atos devolveram o ânimo aos rebeldes, que conseguiram a partir daí uma série de vitórias. A cavalaria imperial desertou em janeiro de 1837 em Rio Pardo, e Lages, em Santa Catarina, foi tomada logo após. Em março, Antero de Brito mandou prender Bento Manoel, por achá-lo pouco rígido com a República. Mas Bento Manoel resolveu prendê-lo e passar novamente para o lado farroupilha. Um mês após, Netto, com mais de mil homens, tomou o arsenal imperial de Caçapava, capturando armas de todos os tipos e ganhando a adesão de muitos soldados da guarnição local. E em 30 de abril, Rio Pardo, então a mais populosa cidade da província, foi tomada.
Em outubro, chegou a notícia de que Bento Gonçalves havia fugido do Forte do Mar, em Salvador, vindo a assumir a presidência em 16 de dezembro. Era o auge da República. A diminuição dos combates, a estruturação dos serviços básicos - correios, política externa, fisco - davam a impressão de que o Estado Rio-Grandense estava em vias de consolidação.
Mas 1838 não foi o ano da vitória como esperavam os farrapos. Apesar de mais uma vitória em Rio Pardo, o fracasso na tentativa de tomar Rio Grande e a falta de condições de conquistar Porto Alegre abatem as esperanças dos republicanos. A maioria das vitórias farrapas neste ano foram em combates de guerrilha e escaramuças sem importância estratégica. Com Piratini ameaçada, a Capital é transferida para Caçapava em janeiro de 1839.
Garibaldi:
Em 24 de janeiro de 1837, Guiseppe Garibaldi saiu da prisão onde fora visitar Bento Gonçalves carregando uma carta de corso que lhe dava o direito de apresar navios em nome da República Rio-Grandense, destinando metade do valor da carga para o governo da República. Ainda no Rio, ele toma o navio "Luiza", rebatizando-o de "Farroupilha". É o primeiro barco da armada Rio-Grandense. Depois de muitas aventuras (prisão no Uruguai, tortura em Buenos Aires), Garibaldi apresenta-se em Piratini em fins de 1837. Ao chegar à capital farroupilha, ele recebe uma missão: construir barcos e fazer corso contra navios do império. Dois meses depois, ele apresenta dois lanchões: o "Rio Pardo" e o "Independência". Mas havia um grande problema: a ausência de portos. Com Rio Grande e São José do Norte ocupadas pelo inimigo, e Montevidéu pressionada pelo governo imperial, os farrapos planejam a tomada de Laguna, em Santa Catarina. A idéia era um ataque simultâneo por mar e por terra. Mas como sair da Lagoa
dos Patos? John Grenfell atacou o estaleiro farrapo, mas Garibaldi escapou com os Lanchões "Farroupilha" e "Seival" pelo rio Capivari, a nordeste da Lagoa. Daí resultou o mais fantástico acontecimento da guerra, e talvez um dos lances de combate mais geniais da história.
Travessia dos lanchões sobre rodas
Foram postas gigantescas rodas nos barcos, e eles foram transportados por terra, levados por juntas de bois, até Tramandaí, a aproximadamente 80km do ponto de partida. O transporte foi feito através de campos enlameados pelas chuvas de inverno.
O ataque é feito de surpresa, com Davi Canabarro por terra e Garibaldi a bordo do "Seival" (o Farroupilha naufragou em Araranguá-SC) e resulta na conquista da cidade e na apreensão de 14 navios mercantes, que são somados ao "Seival", e armas, canhões e fardamentos. Em 29 de julho de 1839 é proclamada a República Juliana, instalada em um casarão da cidade. Mas o
sonho durou apenas quatro meses. Com a vitória de Laguna, os farrapos resolveram tentar a conquista de Desterro, na ilha de Santa Catarina. Mas são surpreendidos em plena concentração e batem em retirada, com pesadas perdas materiais. Os navios de corso, contudo, vão mais longe.O "Seival", o "Caçapava" e o novo "Rio Pardo" vão até Santos, no litoral paulista. Encontrando forças superiores, voltam para Imbituba-SC.
Sede da República Juliana, em Laguna-SC
Em 15 de novembro de 1839, um ataque pesado a Laguna, com marinha, infantaria e cavalaria resulta na destruição completa da esquadra farroupilha e na retomada da cidade. Todos os chefes da marinha rio-grandense são mortos, com exceção de Garibaldi. Davi Canabarro recua até Torres, enquanto outra parte das forças terrestres vai para Lages, onde resistem até o começo de 1840.
Declínio:
Em 1840 começou a decadência da revolução. Enquanto a maioria das forças rio-grandenses se concentrava no sítio a Porto Alegre, a capital, Caçapava, era atacada de surpresa. Os líderes farrapos consideravam Caçapava quase inexpugnável, em virtude do difícil acesso à cidade. A partir daí, os arquivos da República foram colocados em carretas de bois pelas estradas. Foi o tempo da "República andarilha", até que Alegrete foi escolhida como nova capital. Em Taquari, farroupilhas e imperiais travaram a maior batalha da guerra, com mais de dez mil homens envolvidos. Mas não teve resultados decisivos. São Gabriel foi perdida em junho, e alguns dias depois o General Netto só escapa do imperial Chico Pedro graças à sua destreza como
cavaleiro. Em julho, novo fracasso farroupilha, desta vez em São José do Norte. Bento Gonçalves começa a pensar na pacificação. Em novembro é a vez de Viamão cair, morrendo no combate o italiano Luigi Rossetti, o criador do jornal "O Povo" órgão de imprensa oficial da república. Para piorar a situação, em janeiro de 1841, Bento Manoel discordou de algumas promoções de oficiais e abandonou definitivamente os farrapos.
Capa da primeira edição do jornal "O Povo"



TRABALHO DE PINTURA E COLAGEM FEITO COM MEUS ALUNOS: Júlia, Lahíz, Samira, Wilian e Yasmin sexta-feira 18/09
( para nossa apresentação dia 26/09)



Símbolos gaúchos





Chimarrão
Autoria: Glaucus Saraiva
Amargo doce que eu sorvo


Num beijo em lábios de prata.

Tens o perfume da mata

Molhada pelo sereno.

E a cuia, seio moreno,

Que passa de mão em mãoTraduz,

no meu chimarrão,

Em sua simplicidade,

A velha hospitalidade

Da gente do meu rincão.

Trazes à minha lembrança,

Neste teu sabor selvagem,

A mística beberagem,

Do feiticeiro charrua,

E o perfil da lança nua,

Encravada na coxilha,

Apontando firme a trilha,

Por onde rolou a história,

Empoeirada de glórias,

De tradição farroupilha.

Em teus últimos arrancos,

Ao ronco do teu findar,

Ouço um potro a corcovear,

Na imensidão deste pampa,

E em minha mente se estampa,

Reboando nos confins ,

A voz febril dos clarins, Repinicando: "Avançar"!

E então eu fico a pensar,

Apertando o lábio, assim,

Que o amargo está no fim,

E a seiva forte que eu sinto,

É o sangue de trinta e cinco,

Que volta verde pra mim.








SÍMBOLOS OFICIAIS

SIMBOLOS VIVOS





HINO RIO-GRANDENSE


Letra: Francisco Pinto da Fontoura


Música: Joaquim José de Mendanha


Como a aurora precursora do Farol da divindade,


foi o vinte de setembroo precursor da liberdade.


(Estribilho)Mostremos valor constância


nesta ímpia e injusta guerra;


sirvam nossas façanhas


de modelo a toda a terra.


Mas não basta p’ra ser livreser forte,


aguerrido e bravo;


povo que não tem virtude


acaba por ser escravo.



AMO A CULTURA DO MEU POVO E A HONRO COM MUITO CARINHO.


GOSTARIA QUE ELA NÃO FOSSE LEMBRADA SOMENTE NA SEMANA FARROUPILHA, MAS QUE FIZESSE PARTE DAS NOSSAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COTIDIANAS.


TEMOS TANTO A ENSINAR E A APRENDER, NOSSA COMIDA TÍPICA, BEBIDAS, DANÇAS FOLCLÓRICAS, SÍMBOLOS E PRINCIPALMENTE O ORGULHO DE


SER GAÚCHO E QUE NOS DAMOS CONTA DE COMO NOSSA CULTURA É PRECIOSA QUANDO ESTAMOS LONGE DO PAMPA.



"EU TENHO ORGULHO DE SER GAÚCHA"






MIMOS PRA VOCÊS




QUEM NÃO GOSTA DE BRINCAR DE BONECAS?
É BOM DEMAIS....


PROJETO ANIMAIS





Esta tartaruguinha eu encontrei em uma loja. Ela é de um material que quando é colocada na água começa a crescer, cada dia está maior. É nossa tartaruga de estimação ( HUGUINHA).
Os alunos adoraram!!!

PROJETO ANIMAIS
































História do Tangran
O Tangram é um antigo quebra-cabeça de origem chinesa.
Pouco se sabe acerca do inventor ou da origem do Tangram. Até a origem do nome é obscura. Na Ásia é chamado de “sete placas da sabedoria”. Na China dão-lhe o nome de “Ch’i ch’iao t’u” ou de “sete peças da astúcia”.

Diz “uma das lendas” que um jovem chinês, ao despedir-se do seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho de forma quadrada e ouviu:- Com esse espelho, registarás tudo o que vires durante a viagem, para mostrar-me na volta.O discípulo, surpreendido, perguntou:- Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu mostrar-lhe tudo o que encontrar durante a viagem?No momento em que fez esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos quebrando-se em sete peças. Então o mestre disse:- Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrar o que vires durante a viagem.(Wikipédia)
Texto e imagem extraído de
matemativerso.wordpress.com/2008/09/14/tangram/






OBS: Nesta atividade os alunos se divertiram muito tentando montar animais com tangran feito com caixas de leite.

PROJETO ANIMAIS








Sinopse
Barry B. Benson (voz de Jerry Seinfeld) é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeito em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Em uma viagem fora da colméia, ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista nova-iorquina Vanessa (Renée Zellweger). Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.



















A abelha chocolateira


Era uma vez uma abelha que não sabia fazer mel.- Mas você é uma operária! – gritava a rainha – Tem que aprender.
Na colméia havia umas 50 mil abelhas e Anita era a única com esse problema. Ela se esforçava muito, muito mesmo. Mas nada de mel…
Todos os dias, bem cedinho, saía atrás das flores de laranjeira, que ficavam nas árvores espalhadas pelo pomar.Com sua língua comprida, ela lambia as flores e levava seu néctar na boca. O corpinho miúdo ficava cheio de pólen, que ela carregava e largava, de flor em flor, de árvore em árvore.
Anita fazia tudo direitinho. Chegava à colméia carregada de néctar para produzir o mais gostoso e esperado mel e nada! Mas um dia ela chegou em casa e de sua língua saiu algo muito escuro.
- Que mel espesso e marrom… – gritaram suas colegas operárias.- lac, que nojo! – esbravejaram os zangões.
Todo mundo sabe que os zangões se zangam à toa, mas aquela história estava ficando feia demais. Em vez de mel, Anita estava produzindo algo doce, mas muito estranho.
- Ela deve ser expulsa da colméia! – gritavam os zangões.- É horrorosa, um desgosto para a raça! – diziam outros ainda.
Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi a Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.
Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colméia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse:
- Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!- Chocolate? Alguém disse chocolate? – indagou a rainha, que sabia que o chocolate vinha de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha.
Era mesmo um tipo de chocolate diferente, original, animal, feito pela abelha Anita, ora essa, por que não…
Nesse momento, Anita, que ouvia tudo, esboçou um tímido sorriso. Beatriz, que também estava ali, deu-lhe uma piscadela, indicando que tinha tido uma idéia brilhante.
No dia seguinte, lá se foram Anita e Beatriz iniciar uma parceria incrível: fundaram uma fábrica de pão de mel, juntando o talento das duas para produzir uma deliciosa combinação de mel com chocolate.
*Moral da história: as diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, são singulares e devem ser respeitadas


Fábula de Kátia Canton – Revista Escola




ABELHAS: Nesta parte do projeto animais assistimos o filme BEE MOVIE e conversamos sobre abelhas: como vivem, do que se alimentam, o que produzem, como trabalham, a hierarquia, etc, após iniciamos a montagem dos vasos com pet e pintamos com guache para plantarmos as flores em seguida fiz a hora do conto com a história " A abelha chocolateira" conversamos também sobre diferenças e respeito mútuo.

PROJETO ANIMAIS






HISTÓRIA: O gato de botas



SINOPSE

Neste livro Pedro, filho de um pobre lavrador, recebe de herança um gato e um par de botas. Mesmo triste e decepcionado, o garoto atende a um pedido do gato e entrega-lhe as botas, um chapéu e um saco. Com poucos recursos materiais e muita esperteza, o gato transforma seu amo em um rico marquês.
Com esta história trabalhei animais de estimação, cada um pintou e montou seu gatinho e disse como cuida seu animal doméstico. Ficou um amor o painel dos gatinhos, e o que cada um falou foi um mimo.
São meus coraçõezinhos!
 
© Copyright 2009-Reneide Criações. All rights reserved