domingo, 13 de setembro de 2009

LIVRO CURUPIRA


























O Curupira

O curupira é um ser fantástico, que segundo a crença popular, habita em florestas. Sua função é proteger as plantas e os animais, além de punir quem os agredir. O curupira é descrito como um menino de estatura baixa, cabelos cor de fogo e pés com calcanhares para frente que confundem os caçadores.
Para proteger os animais e a floresta, o curupira usa mil artimanhas, procurando sempre iludir e confundir os caçadores, utilizando gritos, assobios e gemidos, fazendo com que o caçador pense que está atrás de um animal e vá atrás do Curupira, e este faz com que o caçador se perca na floresta. Ao aproximar uma tempestade, o Curupira corre toda a floresta e vai batendo nos troncos das árvores. Assim, ele vê se elas estão fortes para agüentar a ventania. Se perceber que alguma árvore poderá ser derrubada pelo vento, ele avisa a bicharada para não chegar perto.
As pegadas do curupira enganam os caçadores que tentam pegá-lo, pois quando vai pra lá,as pegadas estão pra cá, e quando vai pra cá as pegadas estão pra lá, ha sei lá. Enfim o curupira é um grande amigo da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© Copyright 2009-Reneide Criações. All rights reserved