Tema: “Eu em tudo”
Duração: junho/julho
Público alvo: MaternalI
Projeto Eu em tudo
Justificativa
Nesta fase da idade pré escolar é importante que os alunos adquiram e aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas a sua história. Conhecendo- se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar- se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar e escolar.Sendo assim, este projeto será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre o lúdico, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.
Tema:
Identidade
Objetivo geral
Fazer com que a criança se reconheça como um ser especial na vida, respeitando sempre o próximo.
Objetivos específicos
Propiciar o autoconhecimento,
Desenvolver a percepção e a consciência de si próprio,
Fazer com que a criança reconheça seu nome, sobrenome e seu significado,
Entender o significado do seu nome:
Fazer com que a criança se identifique como um ser único e especial,
Identificar seu lugar e sua importância na vida em sociedade,
Respeitar o espaço do próximo,
Identificar todas as partes do corpo,
Conhecer as partes do corpo;
Reconhecer os sentidos;
Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos;
Reconhecer os sentidos:
Reconhecer as letras do seu nome,
Desenvolver a motricidade fina e ampla,
Desenvolver o raciocínio lógico,
Desenvolver a oralidade,
Reconhecer os membros da família,
Identificar a importância da família em sua vida,
Desenvolver a dramatização,
Desenvolver o hábito de higiene,
Explicar o porquê da higiene corporal,
Entender a inportância da boa alimentação e da água para o nosso corpo,
Fazer com que os alunos optem por uma boa alimentação,
Evitar rejeição de alimentos,
Incentivar a ingestão de frutas e verduras para que tenham uma boa saúde.
Metodologia
Pinturas, painéis, murais, pesquisas, musicalização, dança, teatro, modelagens, sucata, leituras, livros, jogos
Culminância
Exposição das atividades para pais, familiares e demais interessados.
RECURSOS
TINTA GUACHE, GIZ DE CERA, FOLHAS DE OFÍCIO, CD’S, JOGOS, RECURSOS PARA HISTÓRIAS, PAPEL PARDO, REVISTAS, SUCATAS, BONECAS DE PAPEL, BOTÕES, ALGODÃO, CORDÃO, RETALHOS DE EVA E TECIDOS, PAPEL ESPELHO, PALITOS.
Avaliação
A avaliação será feita no dia a dia de acordo com o andamento das atividades e do interesse dos alunos, farei também todos os dias uma avaliação da aula preparada.
domingo, 6 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário